Olá, sejam bem-vindos à última sequência deste módulo. Nesta sequência iremos apresentar alguns resultados que obtivemos até aqui, a partir da aproximação metodológica adotada no projeto Partibridges. Poderão perceber, também, que a abertura de espaços para a participação efetiva do cidadão e das comunidades torna-se intrínseca à formação de sociedades e territórios mais justos e equitativos.
No próximo vídeo será demonstrada a capacidade, dos cidadãos e de toda a sociedade civil, em contribuírem com seus conhecimentos, de participarem efetivamente na proposição de mudanças ao seu meio social.
Serão apresentadas imagens que remetem à aplicação do módulo de ensino presencial coconstruído em Portugal, em que também fizeram parte dos educadores, membros externos à academia, dentre eles membros da Associação de Pesca Artesanal (ALA-ALA), moradores locais e técnicos nacionais e internacionais.
Outro momento do vídeo, o qual gostaríamos que tivessem atenção, esta na apresentação de uma Assembleia Comunitária idealizada e realizada pelos membros da ALA-ALA, a partir do processo de Pesquisa Ação (PAR) impulsionado pelo projeto Partibridges. Nessa Assembleia, procurou-se reunir principalmente os jovens pescadores locais, na tentativa de debaterem as necessidades da pesca local e coconstruirem uma Agenda Coletiva de Base Comunitária – em que foram hierarquizadas tais necessidades. Essa Agenda permite que haja um produto, materializado, para que se aprofunde o debate, mas também para que possa ser apresentado às instituições responsáveis. Ademais, contribui para o fortalecimento do pensamento crítico e sistematizado, para o empoderamento e, nesse caso específico, para o aumento da participação do jovem pescador local em prol de sua própria atividade.
Enjoy!