Olá, neste vídeo poderão conhecer um pouco mais sobre a Associação de Pesca Artesanal (ALA-ALA), parceira portuguesa no projeto Partibridges.
Será apresentado um pouco da história da associação, seus objetivos e da relação com a academia e com o projeto Partibridges. Também será apresentada a Arte Xávega, uma arte de pesca tradicional e tombada enquanto Patrimônio Cultural Imaterial, que tem sofrido com a falta de participação e visibilidade nas políticas e regulamentos para a pesca local.
Assim, a exclusão e a falta de participação dos pescadores artesanais nas esferas decisórias, tem contribuído para a marginalização da atividade, e consequentemente da classe piscatória local. As dificuldades que se apresentam a essa atividade, então, refletem na falta de interesse dos jovens para seguir nessa atividade. Dessa forma, como poderão perceber, tem ocorrido diminuição do número de pescadores ao longo dos últimos anos, sendo necessário, mais do que nunca, abrir espaços para o diálogo e para a participação dos jovens pescadores.