O Projeto Partibridges em Portugal

O Projeto Partibridges em Portugal

8th December 2020 Off By Partibridges

O Projeto Partibridges em Portugal.

Coconstruindo espaços para a participação do jovem pescador artesanal local.

Daniel Oliveira*

Felipe Alvarado**

O projeto Partibridges é uma iniciativa liderada por quatro universidades e associações de jovens em quatro cidades: Rennes (França), Eskisehir (Turquia), Lisboa (Portugal) e Manchester (Reino Unido). O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma cooperação mais estreita entre o ensino superior, os trabalhadores jovens e os jovens com baixa escolaridade, tendo como produtos principais a Coconstrução de um Módulo de Ensino – face-to-face e e-learning, e um web-documentário. Em Portugal, o Observatório de Literacia Oceânica (OLO) atua em conjunto com a Associação de Pesca Artesanal, Local e Costeira e de Apoio Social aos Pescadores (ALA-ALA) sob uma metodologia em espiral e através de práticas colaborativas. A equipa portuguesa pretende desconstruir as hierarquias intelectuais, contribuindo para o reconhecimento de múltiplos saberes rumo ao fortalecimento da participação das comunidades piscatórias artesanais locais na produção de seus territórios. Ademais, este processo tem contribuído para que sejam visibilizados problemas e questões que remetem à falta de participação cidadã, especificamente da comunidade piscatória artesanal local, no Planeamento Costeiro e nas tomadas de decisão.

* Daniel Oliveira é Geógrafo, Mestre em Geografia, Mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território, e estudante de PhD em Ambiente e Sustentabilidade na FCT/NOVA. É investigador do Observatório de Literacia Oceânica (OLO) e Educador do projeto Partibridges em Portugal.

**Felipe Alvarado é Biologo, Mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território, e estudante de PhD em Ambiente e Sustentabilidade na FCT/NOVA. É investigador do Observatório de Literacia Oceânica (OLO) e Técnico do projeto Partibridges em Portugal.

https://www.mare-centre.pt/pt/sociedade/palestras-e-conferencias/quintas-do-mare